Pondo fim ao capítulo Campeonato Regional de Ralis do Sul depois de uma década de existência, José Manuel Afonso (JMA), director do Clube Automóvel do Algarve (CAA), não está triste: “o conceito era bom quando foi criado mas hoje não faz sentido”.
“Lançamos uma fórmula mais adequada à realidade actual, deixamos de catalogar as provas, queremos, acima de tudo, uma grande festa dos desportos motorizados”, resume JMA.
Assim, o novo conceito de ralis algarvios passará por uma abertura das provas a todo o tipo de veículos com duas ou quatro rodas e inscrições mais económicas.
“Queremos lutar e dar um passo em frente para contrariar um contexto regional e nacional que se avizinha difícil” sentencia JMA, reforçando que “as inscrições mais baratas vão certamente aumentar a lista de inscritos”.
O clube algarvio promete então esforços para trazer mais concorrentes e “obviamente não baixar a qualidade dos eventos”, reforça o mentor do projecto.
Esta nova competição contará com oito provas para autos e sete para motas e quads pelo Algarve.
Confirmadas estão as datas de outras provas organizadas pelo CAA. A Baja Terras d´el Rei, pontuando para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) com autos, motos e quads e o Campeonato Europeu de Bajas, com motos e quads, está marcada para 17, 18 e 19 de Abril.
A Baja Serra de Monchique, também para o CPTT, está delineada para 27 e 28 de Junho. Em Setembro, a 4, 5 e 6, rumo ao Alentejo, para a Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos (CPTT), em parceria com um clube local.
Nos ralis, Loulé recebe uma prova do Campeonato Open a 3 e 4 de Outubro. O Rallye Casinos do Algarve, prova do Campeonato de Portugal de Ralis, continua calendarizado para o terceiro fim-de-semana de Novembro, a 21 e 22.