A última etapa do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) foi decisiva para a atribuição de títulos.
Bruno e Carlos Magalhães voltaram a sorrir no Algarve e sagraram-se campeões, em Peugeot 207 S2000, com uma vantagem de um minuto e 16 segundos sobre Vitor Pascoal e Mário Castro, em carro igual.
Os homens da equipa Peugeot só não brilharam na Super Especial nocturna de sábado que foi ganha por Ricardo Teodósio. O piloto algarvio, já mais habituado ao Mitsubishi Lancer EVO X, foi mesmo o mais aplaudido pelos 10 000 espectadores presentes no Autódromo Internacional do Algarve.
No dia seguinte, Monchique só confirmou que Bruno Magalhães é mesmo de outro campeonato, vencendo as sete classificativas serranas com supremacia.
O pódio ficou completo com Miguel Campos e Aloísio Monteiro, em Renault Clio R3, vencendo igualmente as duas rodas motrizes. Ricardo Moura e Alberto Silva, em EVO IX, acabaram na quarta posição, com menos 12 segundos que Ricardo Teodósio e Pedro Conde que depois de terem sido segundos durante grande parte do rali, acabaram em quinto devido a um furo.
Paulo Antunes conquista o campeonato de 2 Litros/2 Rodas Motrizes, já que Carlos Matos ficou arredado da luta de forma prematura devido a um capot que teimava em não ficar fechado. Mex Machado dos Santos em Porsche 997 GT3 vence a Taça de GT´s superiorizando-se ao Aston Martin DBR S9 de José Pedro Fontes. João Fernando Ramos ao volante de um Skoda Fabia TDi garantiu a Taça de Portugal de Ralis.
O Troféu Selènia, um dos grandes atractivos desta prova, permitiu aos Veículos Sem Homologação (VSH) percorrerem os mesmos quilómetros que os concorrentes do CPR. Solução única e muito apreciada pelo público (numeroso tanto no Autódromo como nos troços), esta foi uma aposta ganha pelos homens do Clube Automóvel do Algarve, organizadores da prova.
Pedro Lança (Saxo Cup), 15º do CPR, venceu esta etapa da competição patrocinada pela Petronas Lubricants Portugal enquanto Nuno Pinto, depois de um primeiro lugar no Rali de Loulé, acabou na segunda posição. O piloto de Albufeira foi mesmo o melhor VSH nos “Casinos”.
José Carlos Paté e José Gago em BMW 325 IX fecham o pódio e Vasco Tintim/Pedro Silva (Citroen Saxo) acabaram na quarta posição. José Coelho e Nuno Afonso ultimam o Top-5 com o Opel Kaddet GSI.
Nas contas do Troféu, António Lampreia lidera com uma luta a quatro pelos restantes lugar do pódio: Nuno Pinto, Pedro Lança, Vasco Tintim e José Carlos Paté terão de esgrimir argumentos no Rali de Vila do Bispo para decidir a classificação final do Troféu Selènia.
Aberta a autos, motos, quads e buggys, a etapa de Vila do Bispo, marcada para 12 e 13 de Dezembro, é a última prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve em 2009 e tem uma taxa de inscrição única de 100 euros (seguro incluído).