Decorreu hoje em Tavira a dupla passagem pelos 5,7quilómetros do prólogo de abertura da edição 2012 da Baja CARMIM. Miguel Barbosa foi o mais rápido, mas é Nuno Matos o líder.
Como é habitual, Miguel Barbosa entrou rápido, demonstrando rápida adaptação à nova motorização diesel, averbando o melhor tempo na primeira passagem. A oposição direta veio de Christian Lavielle, que conseguiu também muito rápido, andou perto do português, chegando mesmo a registar a melhor marca na segunda ronda. No somatório de tempos, Miguel Barbosa superiorizava-se apenas por 0,69 segundos a Lavielle, mostrando muito equilíbrio. No entanto, as classificações viriam a sofrer uma alteração devido a uma penalização sofrida por ambos os concorrentes por terem entrando antes de tempo num controle horário.
Com o percalço dos mais rápidos, Nuno Matos ascendeu ao primeiro lugar apesar de apenas ter registado o 3º tempo após a 2ª passagem no prólogo. O concorrente entrou bem na primeira especial ficando a apenas 2,58 segundos de Barbosa, mas surgiu desconcentrado na segunda passagem perdendo algum tempo. A seguir surge um surpreendente Paulo Rui Ferreira, que na estreia com a Navara OffRoad, foi rápido e consistente, estando a apenas 12,75 de Nuno Matos. A fechar o pódio Ricardo Porém, que recuperou algumas posições, fruto de um bom tempo na segunda passagem.
Na nona posição surge Francisco Gil que foi o mais rápido na classe T2 em ambas as especiais, liderando o agrupamento. O mesmo sucede com Vítor Caeiro que está na frente da T8, e ocupa a 10ª posição. Bruno Pinhão em Nissan Navara foi o melhor da Produção.
António Maio entra ao ataque
No prólogo das motos, António Maio foi o mais rápido na frente de Mário Patrão por apenas 0,6 segundos.
A história volta a se repetir. António Maio em Yamaha YZ foi o mais rápido no prólogo, superiorizando-se a Mário Patrão por apenas 0,6 segundos. Rúben Faria foi o terceiro mais rápido, já a 2,2 segundos, e lidera entre os concorrente da classe TT3. Logo a seguir, Luís Teixeira rubricou o quarto tempo, sendo segundo da TT3, mas já a 5,9 segundos do líder.
Luís Ferreira também foi autor de um bom próloho, rubricando o quinto tempo, e sendo o melhor da classe TT1, a 9,1 segundos de Maio. Seguem-se Frederico Fino, David Megre, Samuel Cavacas e João Ferreira fecha os 10 primeiros.
Rui Costa foi 11º e é o melhor dos Veteranos, na frente de Jorge Oliveira que está a 5,5segundos. Na promoção, Gonçalo Ludovico foi o mais rápido e ocupa a 17ª posição da geral.
“Beto” Borrego voou no Prólogo
O concorrente mais rápido do dia foi “Beto” Borrego que na Yamaha YZF não deu hipótese aos adversários
Beto” Borrego justificou o favoritismo que lhe fora atribuído, voando baixinho e vencendo o prológo, fazendo 4:22,8 à média de 78,7 km/h. Com o nº212 João Vale em Suzuki LTR, esteve em destaque e fez o segundo tempo a 3,9 segundos afirmando-se como uma promessa nas quads nacionais. Em viatura idêntica “Miguelito” Rocha faz o 3º tempo, a 6,1 segundos. Ricardo “Caetano” também deixou bons indicadores, ficando a 0,3s de um lugar no pódio. A oito segundos Rafael Acúrcio em Can Am seguido de André Mendes. António Moreira, em Polaris Outlaw foi o melhor Veterano, e está em nono da geral.
Rui Serpa lidera o pelotão de Buggys
Na categoria reservada aos buggys Rui Serpa entrou muito rápido, e após as duas super especiais lidera com confortável vantagem.
O piloto da Rage 140 lidera os buggys com 21,4 segundos de vantagem sobre Jorge Monteiro, que também é o melhor dos veteranos. Numa categoria com andamentos deliniados, os quatro primeiros repetiram as mesmas posições em ambas as passagens pelo prólogo. João Lopes, que vai acompanhado por Bruno Santos ficou no terceiro e Sérgio Silva ocupa a 4ª posição, ambos em Polaris RZR.
Avelino Luís (Rage 140) ascendeu ao quinto posto na segunda passagem superiorizando a a António Estevão (CanAm Comander).
Foto:Interslide