Uma das provas com mais tradição internacional na cena dos ralis portugueses, foi com agrado que recebeu a nomeação por parte da FIA para a realização da final do European Rally Trophy em 2017. Esta competição regional consiste em 6 troféus distintos correspondentes a zonas do continente europeu (ao tempo Alpine, Balkans, Baltic, Celtic, Central e Iberian) e cujos primeiros 5 classificados em cada categoria ficam qualificados para disputar o troféu europeu numa Final.
2017 viu a chegada ao Algarve de concorrentes vindos de 8 diferentes países, ficando o troféu principal para os turcos Yagiz Avci/Bahadir Gucenmez, enquanto que os búlgaros Plamen Staykov/David Kvaratshkeila triunfaram entre os ERT2 e os portugueses Pedro Antunes/Paulo Leones levaram de vencida o ERT3 e ERT Junior.
Em 2018 , a FIA volta a confiar a organização da final ao Clube Automóvel do Algarve, voltando-se a receber um bom número de concorrentes estrangeiros, havendo 11 nacionalidades diferentes em liça. Desta feita, a glória internacional foi para os portugueses Alexandre Camacho/Rui Rodrigues, enquanto que os russos Sergey Remmenik/Marina Danilova triunfaram no ERT2 e os portugueses Miguel Correia/Pedro Alves no ERT3 e os espanhóis Roberto Blach Jr./José Murado no ERT Junior.
O que fica para a história, para além de toda uma diversidade de equipas originárias de vários pontos da Europa, foi o facto de ainda hoje as duas finais realizadas em Portugal terem sido as mais participadas, quer em termos de número de nacionalidades, quer de equipas elegíveis para conquistas os respetivos títulos, o que foi longe de ser replicado no Rali Internacional do Valais ou no Rali de Lausitz, os palcos seguintes da Final do FIA European Rally Trophy.