Em actualização constante, fique a par dos acontecimentos da 40ª edição do Rali Casinos do Algarve.
TEMPOS ONLINE: http://www.sigera.org/algarve2011/
RESULTADOS FINAIS
Final Geral
1º Pedro Meireles / Mário Castro – Mitsubishi Lancer EVO X
2º João Silva / José Janela – Renault Clio R3
3º Vítor Pascoal / Luís Ramalho – Mitsubishi Lancer EVO VII
4º Ivo Nogueira / Vítor Hugo – Citroën DS3 R3T
5º Paulo Neto / Daniel Amaral – Citroën DS3 R3T
Final Conjunta Taça + CPR
1º Ricardo Teodósio / João Luz – Mitsubishi Lancer IV
2º Pedro Meireles / Mário Castro – Mitsubishi Lancer EVO X
3º João Silva / José Janela – Renault Clio R3
4º Vítor Pascoal / Luís Ramalho – Mitsubishi Lancer EVO VII
5º Renato Pita / Jorge Carvalho – Mitsubishi Lancer EVO VII
Final Taça de Portugal
1º Ricardo Teodósio / João Luz – Mitsubishi Lancer IV
2º Renato Pita / Jorge Carvalho – Mitsubishi Lancer EVO VII
3º Márcio Marreiros / Pedro Conde – Mitsubishi Lancer EVO VI
CRRS
1º Ricardo Teodósio / João Luz – Mitsubishi Lancer IV
2º Márcio Marreiros / Pedro Conde – Mitsubishi Lancer EVO VI
3º Pedro Lança / Ricardo Batista – Citroën Saxo
15:47 – Na última especial, PE8-Fóia 3, Pedro Meireles levanta o pé, mas consegue sair vitorioso. Por outro lado, os azares afetam Ivo Nogueira que perde tempo devido a problemas de travões e desce para o 4º posto, e é João Silva quem vence o CPR2l. Vitor Pascoal fecha o pódio. António Costa, que veio com o Miguel Barbosa, consegue vencer o campeonato nacional de 2ºs condutores, graças ao 6º lugar final. Ricardo Teodósio acaba como começa, a vencer. Fecha com chave de ouro a edição de 2011 do Rali Casinos do Algarve. Sai vitorioso na Taça de Portugal, no Regional, sai como campeão regional e numa classificação conjunta é o mais rápido. Os regulamentos não permitem a vitória à geral na prova, que terá de ser atribuída aos concorrentes que disputam o CPR. Renato Pita é o segundo na Taça de Portugal, no entanto é insuficiente para conseguir chegar à vitória, pois não conseguiu anular a desvantagem que o separava do adversário directo. A juntar ao segundo lugar do regional, Márcio Marreiros e Pedro Conde conseguem o terceiro na Taça. O concorrente 28 Octávio Nogueira abandona devido a uma saída de estrada, o que permite que Júlio Bastos ascenda ao 4º posto, e com isto vença a Taça de Portugal. José Carlos Paté é 5º na Taça.
14:59 – PE 7 – Chilrão 3 Para o campeonato de Portugal, a atenção passa para o lado de João Silva que perde algum tempo, provavelmente com alguns problemas na viatura, e coloca em cheque a vitória no CPR2. Ivo Nogueira aproveita e ascende ao 2º posto da geral e lidera nas duas rodas motrizes. Na frente, Teodósio continua a cavalgada vencedora. Márcio Marreiros perde algum tempo devido a um furo e desce na classificação. Renato Pita regressa novamente ao 2º posto da Taça. Octávio Nogueira ascende ao 3º posto. Na luta dos BMW, Julio Bastos consegue uma vantagem confortável sobre os demais e consolida o 5º posto. (O homem do BMW continua como vitorioso da Taça mas apenas com 3 pontos de diferença).
14:12 – PE 6 – Monchique 2 – No CPR Meireles continuam na liderança, com mais de 30 segundos de vantagem. A luta vem a seguir pois Ivo Nogueira faz um excelente tempo, reduzindo a desvantagem que o separava de João Silva para apenas 0,6 segundos relançando a luta pela vitória no CPR2l. Pascoal mantém o 4º posto. Ricardo Marques com problemas de embraiagem, penalizou no Parque de Assistências 1:30.
Ricardo Teodósio volta a carimbar o tempo mais rápido e a afastar-se dos demais concorrentes. E as ordens invertem-se na Taça. Márcio Marreiros faz um bom tempo, ascendendo ao 2º lugar da Taça, ultrapassando Renato Pita. Por outro lado, Luís Bastos, José Carlos Paté e Nuno Venâncio (todos em BMW) estão numa animada luta separados por 0,2 segundos. Luís Bastos ascende ao 5º lugar e fica mais próximo do título da Taça de Portugal (71 pontos contra 65 de Ricardo Pita). Pedro Lança e Ricardo Batista abandonam após o final da especial.
13:36 – Concorrentes que não prosseguem em prova: #26 João Correia/Ricardo Barreto – Mitsubishi EVO 6 #27 António Lampreia/António Morais – Ford Escort Cosworth #42 João Rodrigues/Edgar Gonçalves – VW Golf GTi #43 José Martins/Leonel Fernandes-Citroën Saxo #45 Renato Leria/Paulo Costa – Seat Ibiza
13:07 – Ricardo Teodósio alcança o segundo título regional
Ricardo Teodósio e João Luz em Mitsubishi Lancer EVO VI efectuaram uma prova magistral para o Campeonato Regional do Sul. Superiorizaram-se categoricamente em todas as especiais com quase três minutos de vantagem sobre os demais adversários. Soma a quarta vitória da temporada e revalida o título de campeão regional do sul.
Márcio Marreiros confirmou o estatuto de especialista de asfalto. Depois de um início problemático, com o turbo do Mitsubishi a condicionar a prestação nas primeiras especiais, o piloto portimonense fez uma boa recuperação, acabando no segundo posto e fazendo tempos entre os mais rápidos (2º na especial da Fóia). Pedro Conde soma importantes pontos para a classificação de navegadores.
Na tabela classificativa seguem-se Pedro Lança e Ricardo Baptista, que foram os melhores da Divisão I. Sempre muito rápidos, estiveram numa animada luta com Gil Antunes e Diogo Correia, embora a vantagem pendesse sempre para a equipa do Saxo. Motivados pelo facto do asfalto ser benéfico para a viatura, obtiveram um resultado positivo, com uma prestação convincente, somando preciosos pontos para a luta pelo vice-campeonato.
Seguem-se na tabela classificativa António Lampreia em Ford Escort Cosworth, José Carlos Paté e Nuno Venâncio ambos em BMW 325 IX. Depois de um início positivo, Gil Antunes perdeu muito tempo na última especial com problemas no Opel Astra GSi. Apesar de ter perdido as hipóteses de lutar pelas duas rodas motrizes, e cair para o sétimo posto, consegue ser o segundo das duas rodas motrizes regionais. A fechar os dez mais do regional ficaram João Rodrigues em VW Golf GTi, João Correia em Mitsubishi Lancer EVO VI que teve contrariedade na PE5 e José Coelho em Opel Kadett GSi.
11:54 – PE5 Fóia 2 – Os concorrentes da frente do CPR mantêm a mesma tendência, distanciando-se entre si. Seguindo a ordem: 1ºPedro Meireles 2ºJoão Silva 3ºIvo Nogueira 4º Vítor Pascoal 5ºPaulo Neto. Ricardo Marques perde aproximadamente dois minutos na especial. Ricardo Teodósio acaba a 5ª especial e já pode encomendar as faixas do bicampeonato – só falta levar até ao Parque de Reagrupamento. Márcio Marreiros faz o segundo tempo na especial, a 18,9 de Teodósio, e está cada vez mais perto de Renato Pita. Octávio Nogueira mantém o 4º posto, na frente de Pedro Lança, agora menos pressionado nas duas rodas motrizes do regional. António Lampreia e José Carlos Paté ascendem ao 4º e 5º postos respectivamente do regional. Gil Antunes e João Correia tiveram problemas na especial, perdendo muito tempo e afundando-se na classificação. Nuno Carreira, com o #47 tem problemas de motor na viatura.O piloto José Pedroso, único representante dos clássicos, com um Ford Escort TC abandonou na ínicio da especial, com um semi eixo partido.
11:28 – PE 4 Chilrão 2 – Ricardo Teodósio faz 4 em 4, e continua a não dar hipóteses aos demais. De seguida, vem o pelotão do CPR, com Pedro Meireles a liderar, seguido de João Silva, que aumentou a vantagem para Ivo Nogueira. São poucas as mexidas entre os concorrentes do CPR. Na Taça de Portugal e Regional Sul, apontamento para o bom tempo de Márcio Marreiros (2ºCRRS) que é o 3º melhor da especial, e aproxima-se do Renato Pita estando a 23,5 segundos. Octávio Nogueira sobre para o 4º posto, seguido de Pedro Lança (3º CRRS). Na luta pelas duas rodas do regional Sul, Gil Antunes não desarma encontrando-se a 6,6 segundos de Lança. No 5º lugar do regional, João Correia e Ricardo Barreto, vão recuperando posições. Carlos Martins abandonou no final da especial após um toque que danificou a suspensão do Mitsubishi EVO VI. A concorrente #41 Ana Santos abandonou com avaria no Renault 11.
10:53 -PE3 Monchique – E ninguém pára Ricardo Teodósio/João Luz. Voltam a averbar o melhor tempo, e começam a afastar-se muito na liderança, levando 49,2 segundos de vantagem sobre o segundo. Pedro Meireles continuam a liderar para o Campeonato de Portugal, continuando a ocupar o segundo posto da geral. João Silva deu uma resposta na CPR2, fazendo o melhor tempo dos “nacionais” e regressando ao topo, deixando Ivo Nogueira a 7,5 segundos. Vítor Pascoal e 4º no CPR. Renato Pita desce para o quinto posto, mas continua em vantagem na Taça de Portugal Taça de Portugal e CRRS – Ricardo Teodósio mantém em grande, liderando confortavelmente rumo ao bicampeonato. Renato Pita está a 1:44,0 e ocupa o segundo da Taça. Márcio Marreiros faz uma boa especial e consegue ascender novamente ao 3º lugar (2º CRRS). A 12 segundos está Carlos Martins. Octávio Nogueira está no 5º posto a 2:38,9, seguido de Pedro Lança que está no 4º do regional, melhor das duas rodas motrizes. Diogo Gago teve um furo e perdeu algum tempo. Pedro Charneca teve um princípio de incêndio e abandona com problemas na caixa de direção.
10:30 – PE2 Foia – Ricardo Teodósio volta a registar o melhor tempo e consolida a liderança. Pedro Meireles volta a ser segundo, e está na frente entre os concorrentes do CPR. Ivo Nogueira faz um bom tempo e ascende à liderança da CPR2, ultrapassando João Silva. No 5º posto surge Renato Pita, que apenas tem 0,1 segundos de vantagem sobre Vítor Pascoal. Nas contas da Taça, Teodósio está na frente, com Renato Pita a mais de um minuto, com vantagem para a obtenção do título. Octávio Nogueira ascende ao 3º posto, a 1:38,7 segundos. Carlos Martins está no 4º posto(2ºCRRS), na frente de Pedro Lança, que é o melhor representante do regional Sul nas 2 rodas motrizes (3ºCRRS) #23 Luís Mota teve uma saída de estrada e abandonou, # 24 Luís Nunes abandonou no final da especial com avaria mecânica. Antes da especial #39 Marco Gonçalves abandonou. #44 Ruben Tabaio abandonou na especial após um toque danificando uma suspensão
10:03 – PE 1 Chilrão – Ricardo Teodósio entrou com a faca nos dentes e lidera o Rali Casinos do Algarve, com 11,2 segundos de vantagem. No segundo posto surge Pedro Meireles, que é o melhor do CPR, seguido de João Silva. O piloto madeirense segue na frente de Ivo Nogueira, com apenas 0,3 segundos de vantagem. No 5º lugar Renato Pita, que é o segundo da Taça de Portugal. Os concorrentes #7 Isabel Ramos e #39 Marco Gonçalves experienciaram problemas na especial, e perderam algum tempo. Márcio Marreiros perde algum tempo, por problemas no turbo no Mitsubishi.
09:08 – O primeiro concorrente partiu neste momento para a especial de abertura – Chilrão 1. Temos competição na estrada.
07:54 – Bom dia, está um belo amanhecer em Portimão. Dentro de momentos as viaturas vão entrar no 1ª Parque de Assistência e começam oficialmente a edição 2011 do Rali.
00:35 – Em relação à lista de inscritos, existem duas alterações e duas ausências. Confirma-se as ausências dos concorrentes #3 e #34. Por outro lado, o concorrente #11 Miguel Barbosa será navegado por António Costa e o concorrente # 46 Diogo Gago terá a seu lado Cristiano Queiroga.
18/11/2011
23:52 – O concorrente #11 será navegado por António Costa, que volta a abrir as portas do título nacional de navegador.
23:36 – Informação oficiosa – Apenas faltaram às verificações técnicas e documentais os concorrentes com os número 3 e 34.
21:07 – Também nas verificações técnicas #24 Luís Nunes, estreando uma nova decoração no Mitsubishi, pensa nas contas do regional “com objetivo de lutar pelo top 5.”
21:03 – # 23 Márcio Marreiros, actual 2º classificado do regional sul, fala em “máximo cuidado para chegar ao fim, com o intuito de pontuar. Se as condições o permitirem gostaria de fazer toda a prova”
20:57 – O concorrente #46 Diogo Gago, recém vencedor do Troféu Fastbravo – Open participa com um Peugeot 206 GTI – O objectivo “passa pela aprendizagem da viatura sem pressões de resultados. Utilizar a prova para rodar o máximo de quilómetros.”
20:02 – Decorrem neste momento as verificações técnicas. Entretanto o #22 Ricardo Teodósio deixou algumas impressões sobre a prova, referindo a estratégia para o rali. Primeiro centrando o objetivo no regional, e depois pensando em voos mais altos.
18:17 – Dentro de pouco menos de uma hora começará as verificações documentais no Secretariado, no Hotel Algarve Casinos na Praia da Rocha.