Em 2014 viu a primeira edição da Taça de Portugal de Ralis, tendo como palco o Rallye Casinos do Algarve. Esta era uma competição de evento único, onde, à semelhança do que se passa este ano, podiam competir todas as viaturas elegíveis para pontuar nas mais diversas competições de ralis no país. O leque heterógeneo de participantes incluiu R5’s, GT’s,, outras viaturas homologadas e ainda outras já sem ela, muitas delas vindas do Campeonato Sul de Ralis, que tinha aqui a sua última ronda.
A prova dividiu-se em dois dias, com os concorrentes a percorrerem duas passagens pelo Kartódromo Internacional do Algarve e por pelo troço de Lagos, o que presentava o regresso a um concelho onde a prova não ia desde 1989. A assistência às máquinas fez-se no primeiro dia no Autódromo Internacional do Algarve, passando no segundo dia para Monchique, com o centro operacional a ficar localizado no Hotel Algarve Casino.
Desde logo a prova ficou privada de um dos favoritos, o Ford Fiesta R5 de Diogo Salvi/Paulo Babo, fruto de uma saída de estrada logo na primeira PEC. O carro idêntico de João Barros/Jorge Henriques não teria melhor sorte, devido a problemas de alternador. O favoritismo recaía então em Ricardo Teodósio/José Teixeira que dispunham de um Mitsubishi Lancer Evolution IX mais potente que o habitual. Contudo, a quebra de um simples parafuso levou a que equipa ficasse fora de prova, deixando o triunfo na, até agora, única edição da Taça de Portugal fosse para Carlos Fernandes/Valter Cardoso no Mitsubishi Lancer Evolution VI. Entre as duas rodas motrizes o mais rápido foi a dupla farense Paulo e Luís Santos num Citroen Saxo frente a máquinas mais evoluídas.