Baja de Loulé prestes a arrancar

 

BAJA DE LOULÉ 2019 PRESTES A ARRANCAR

Já são conhecidos os concorrentes que irão dar o seu melhor no interior algarvio

 

A Baja de Loulé irá para a estrada já no próximo dia 13 de Maio, com os concorrentes a saírem da base operacional da prova, situado no centro da vila de Almancil, para disputarem o prólogo, traçado mais uma vez na zona de Vale Judeu, onde será apurada a ordem de partida para motos, quads, SSV’s e automóveis. Os concorrentes partem depois para o primeiro sector selectivo, com início e fim na aldeia da Cortelha, cerca de 25 Km a norte de Loulé. No dia seguinte, disputar-se-ão dois sectores selectivos, disputados alternadamente entre motos/quads/SSV e automóveis de forma a salvaguardar a melhor segurança do evento, intermediados por um momento de assistência em Almancil e um reagrupamento no centro de S. Brás de Alportel.

Nas motos, haverá a novidade de no final haver um novo vencedor no palmarés da prova, com o favoritismo a recair em nomes como os de  Daniel Jordão (Yamaha), Bernardo Megre (Husqvarna) ou Salvador Vargas (KTM), sendo também de destacar a presença de moto portuguesa AJP P510 tripulada por Domingos Santos e que já deu boa conta de si na prova anterior. Esta prova divide-se ainda pelas subcategorias Junior, Promoção, e Veteranos, onde constam os nomes do ex. “dakariano” Bernardo Vilar (KTM) e Armindo Neves (SWM), piloto que venceu as duas primeiras provas do campeonato nesta categoria e que tem a curiosidade de já ter disputado outras provas do Clube Automóvel do Algarve, mas em quatro rodas! Já os quads têm como principal favorito Roberto Borrego (Yamaha), regressado este ano à competição das “moto4”. De referir ainda a classe Hobby, com 5 inscritos, destinada a pilotos sem licença desportiva e que não disputam a totalidade da prova.

Quanto aos SSV, esta é a categoria mais populosa à partida da prova, com 61 equipas a aceitarem o desafio de serem os mais rápidos no barrocal e na serra. O favoritismo recai entre os tripulantes dos Can-Am Maverick, destacando-se os nomes de Vítor Santos/Gregório Pereira (vencedores em Góis), Pedro Santinho Mendes (vencedor na Baja TT do Pinhal) ou os campeões em título João Monteiro/Manuel Pereira . Também numa destas pequenas máquinas americanas estará André Vilas-Boas, com o antigo treinador do FC Porto a demonstrar mais uma vez a sua paixão pelo mundo da velocidade. A prova contará também para os troféus Can-Am, Polaris e Yamaha.

Por fim, e na categoria que celebra os 30 anos de todo-o-terreno de competição no Algarve, está prometida muita animação, com o protagonismo a recair nos campeões em título, os sempre espectaculares João Ramos/Victor Jesus (Toyota), em Nuno Matos/Pedro Marcão (Fiat), com o campeão nacional de 2016 (ano em que também venceu em Loulé) a celebrar o seu regresso ao campeonato português de TT como uma vitória na primeira prova ou Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi). De ressalvar também o regresso nesta prova de outro campeão nacional, Ricardo Porém, que irá partilhar o Mini Paceman com o seu irmão Manuel, assim como André Amaral/Nelson Ramos e Pedro Dias da Silva/José Janela, ambos em Ford, que deram boa conta de si na primeira ronda do campeonato. A prova pontuará também para as categorias T2 e T8 e também para a Taça de Portugal de TT, que não disputará a totalidade da prova.

A celebração dos vencedores será feita no Jardim das Comunidades em Almancil, com a cerimónia do pódio, a partir das 16.00, a ser antecedido por um programa de animação para o público, com concerto musical, distribuição de folar, insufláveis e caça aos ovos da Páscoa para os mais novos e ainda zona de comes e bebes.

A Baja de Loulé é uma organização do Clube Automóvel do Algarve, sob a égida da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio dos municípios de Loulé, S. Brás de Alportel, Alcoutim e Tavira e da Junta de Freguesia de Almancil  e o patrocínio da Solverde – Casinos e Hotéis e Vinhos do Algarve. Pode acompanhar a prova em www.clubeautomovelalgarve.pt e através das redes sociais www.facebook.com/CAAlgarve/ , www.twitter.com/CAAlgarve e www.instagram.com/clube_automovel_do_algarve/  .